domingo, 8 de novembro de 2009

Stormbringer, A Espada Diabólica

Há algum tempo atrás eu ouvi falar sobre Stormbringer RPG da Chausium, achei interessante e resolvi pesquisar mais sobre o que se tratava.


CUIDADO! O texto abaixo pode conter Spoilers!

Descobri que Stormbringer é um livro de fantasia medieval escrito por Michael Moorcock, protagonizado por Elric, o albino e sua gigantesca espada negra chamada (aha!) Stormbringer .
Ao contrário dos heróis de fantasia normal, Elric é um albino de corpo e saúde débil, descendente de uma linhagem de malignos Reis-Feiticeiros, que deve sua força e vitalidade em combate graças a sua espada, que ao sacrificar uma criatura, suga sua alma e transfere parte da mesma à Elric.

Recomendado pelo Vorpal, fui atrás da edição brasileira do livro (chamada A Espada Diabólica) que nara a saga de Elric e Stormbringer. Comprei-o a R$10,00 na Estante Virtual e me pus a ler.

Inicialmenet o livro não me agradou. Pareceu fraco demais. No entanto conforme fui me aprofundando no mesmo, comecei a sentir o gosto da fantasia de Moorcock. Até mesmo porque, na narrativa há um clima incrível (ao menos ao meu ver) com os (raros) fan-fictions rpgisticos de qualidade, de modo que conforme você vai lendo, sente-se como se estivesse lendo as aventuras de um verdadeiro personagem de D&D. Aliás, não é a toa que esse livro era um dos prediletos de Gary Gigax.

Fiquei tão empolgado com o livro que resolvi adaptar a espada Stormbringer às regras de D&D 4ª Edição. Segue abaixo a adaptação:

Stormbringer para D&D 4ª Edição

Stormbringer é uma espada gigantesca de quase 2 metros de comprimento. Sua lâmina é negra como uma noite sem luar e possui runas de um antigo dialeto usado pelos primeiros Reis-Feiticeiros de melniboné em toda sua extensão. O mesmo idioma utilizado pelos ancestrais de elric para invocar demônios e outras criaturas do Caos.

Stormbringer é apropriada para personagens de nível épico.

Stormbringer, A Ladra de Almas Nível Épico
Criada pelas forças do Caos, é dito que Stormbringer aprisiona a essência de um poderoso demônio em seu interior. Mesmo alimentando-se com frequencia das almas daqueles que ela assassina, Stormbringer está sempre faminta.
Stormbringer é uma Montante Dançarina de Drenar Vitalidade +6 (+6 Lifedrinker Dancing Fullblade) com as seguintes propriedades e poderes:
Proficiência / Dano: +3 / 1d12
Grupo / Propriedade: Lâminas Pesadas / Critico Elevado.
Encantamento: +6 em jogadas de ataque e dano.
Críticos: +6d6 pontos de dano necrótico.
Propriedade: Stormbringer pode se comunicar com seu portador através do idioma abissal. Ela também é capaz de compreender o idioma comum embora não seja proficiente com o mesmo.
Propriedade: Quando você reduz uma criatura a 0 PVs ou menos com um ataque corpo a corpo realizado com essa arma, você ganha 15 pontos de vida temporários.
Poder (Diário) “- Stormbringer! Kerana soliem, o’glara...”: Ação Mínima. O personagem solta Strormbringer e ela paira no ar ao seu lado até o final do seu próximo turno ou até ele cair a 0 ponts de vida ou menos.
O personagem pode realizar ataques básicos e utilizar poderes por meio da arma como se a empunhasse (incluindo os modificadores de ataque e dano que normalmente seriam aplicados). Se o personagem não atacar com a arma até o final do seu turno, ela desfere um ataque corpo a corpo básico contra um inimigo à sua escolha a até 2 quadrados, como se o personagem estivesse realizando o ataque. Strombringer é incapaz de realizar ataques de oportunidade enquanto estiver sob efeito desse poder.
Ao contrário de uma arma dançarina normal, Stormbringer pode se afastar de seu portador por uma distância de até 10 quadrados (considere que arma tenha deslocamento 5). Se por um acaso a arma vier a se afastar por uma distancia superior a 10 quadrados, ela imediatamente retorna à mão de seu portador, encerrando o efeito desse poder.
A qualquer momento durante o encontro, o personagem pode voltar a segurar a arma, encerrando o efeito.
Sustentação Mínima: A espada continua a pairar e a flutuar a até 10 quadrados até o final do seu próximo turno.
Poder (
Diário Arcano, Força, Zona) Enxame de Lâminas. “Stormbringer – disse Elric – está na hora de invocarmos suas irmãs.”: Você pode usar Exame de Lâminas como um poder diário.

Enxame de Lâminas Poder de Artefato
“Foi então que o albino começou a ver surgirem formas nebulosas, metade em seu próprio plano, metade no plano do Caos. As formas vagas se agitaram e, de repente, era como se o ar estivesse ocupado por um milhão de espadas, cada uma delas idêntica a Stormbringer.”
Diário
Arcano, Força, Zona
Ação Padrão Explosão de área 5 a até 10 quadrados
Alvo: Cada inimigo na explosão
Ataque: Inteligência VS. Reflexos
Sucesso: 5d6 + Modificador de Inteligência e 15 pontos de dano contínuo (TR Encerra)
Fracasso: Metade do dano e 5 pontos de dano contínuo (TR Encerra)
Efeito: A explosão cria uma zona de espadas voadoras. Qualquer inimigo que inicie ou encerre seu turno dentro dessa zona sofre 15 pontos de dano e fica lento até o fim do seu próximo turno.
Sustentação Mínima: A zona persiste.

Objetivos de Stormbringer

Abaixo serão citados alguns dos objetivos de Stormbringer embora alguns sejam na realidade objetivos de Elric. É recomendada a leitura do livro para melhor entendimento.

Destruir o Mundo conhecido, dando lugar a um novo mundo onde o equilíbrio entre Caos e Lei seja maior.
Destruir os Deuses Mortos e expulsar os Duques do Inferno ao seu plano de origem.
Servir aos Senhores do Destino de acordo com sua própria vontade.

Para a criação e adaptação da espada, utilizei as regras de criação de Artefatos do Dungeon Master Guide e um pouquinho das regras para iténs inteligentes da Dragon Anual 2009, no entanto não criei uma tabela de Concordância (Concordance) pois o livro não deixa explicitamente claro quais os fatores agradam ou desagradam Stormbringer. No entnato se você quiser, é livre para criar a mesma.

Espero que tenham gostado.

Até mais ver!

6 comentários:

  1. Ficou bem legal :) Só acho que vc podia ter deixado o final mais genérico e menos atrelado ao universo do Elric, incluindo a tabelinha e os poderes extras por sincronia.

    ResponderExcluir
  2. Bom, aí depende um pouco de cada um.

    Eu bem que tentei criar a tabela, mas ficou complicado. Minha cabeça começou a doer, hehe. XD

    ResponderExcluir
  3. Essa história da Stormbringer ta mt parecida com a espada Soul Edge do game Soul Calibur.

    ResponderExcluir
  4. Não posso dizer nada a respeito de Soul calibur, pois nunca joguei. No entanto se soul Calibur é mais novo que Stormbringer, então pode haver alguma inspiração por parte do game.

    ResponderExcluir
  5. pow fera,ja deu pra notar que vc é muito bom de inglês. vc poderia traduzir 2 classes que a galera que não sabe inglês que gostaria muito de jogar,pelo menos no nosso grupo e nos nossos encontros, que é o battlemind e o adepto! sei que é muito dificil de traduzir,mas acredito que pra vc num é tão,abração e sorte ai no site!

    ResponderExcluir