sábado, 1 de agosto de 2009

Conheça os Rakstan

Há um tempo atrás, participei de um desafio de criação de raças para a nova edição de Dungeons & Dragons da comunidade do orkut D&D 4ª Edição. Junto com o Balard do blog O Mestre e a Pinguim, criei os Rakstan, uma raça de guerreiros de aparência leonina que apesar de seus costumes bárbaros são honrados e leais aos seus aliados.

Abaixo segue a descrição da raça e seus costumes, além de talentos raciais voltados àqueles que desejarem jogar com um Rakstan em seu grupo de jogo:

Rakstan

"Guerreiros leais e honrados com um coração que desconhece o medo"


ASPECTOS RACIAIS

Alturadia: 1,70 m – 1,95 m
Peso Médio: 70 kg – 120 kg

Valores de Atributo: +2 em Força, +2 em Carisma
Tamanho: Médio
Deslocamento: 6 quadrados
Visão: Normal

Idiomas: Comum, escolha mais um
Bônus nas Perícias: +2 em Diplomacia, +2 em Intimidar
Guardião Dedicado: Um rakstan recebe +1 de bônus racial nas jogadas de ataque enquanto estiver adjacente a um aliado sangrando, e esse aliado recebe +1 de bônus racial para CA enquanto estiver adjacente ao rakstan ou não estiver mais sangrando.
Coração Indomável: Um rakstan recebe +1 de bônus racial para sua defesa de Vontade.
Rugido Ameaçador: Um rakstan pode usar Rugido Ameaçador como um poder de encontro.

Rugido Ameaçador Poder Racial de Rakstan
Encontro ✦ Medo
Ação Mínima Rajada contígua 3
Alvos: As criaturas dentro da área
Efeito: Seus inimigos dentro da área recebem -1 de penalidade em suas jogadas de ataque até o fim do seu próximo turno e são empurrados 1 quadrado. Além disso, você e seus aliados dentro da área recebem +1 de bônus para jogadas de ataque até o fim do seu próximo turno.

Vivendo nas planícies das terras distantes, grupos de estranhos humanóides de aparência felina se organizam em pequenos bandos e comunidades tribais. Conhecidos como rakstan, os membros dessa raça são fortes e corajosos, valentes e leais guerreiros que embora selvagens, prezam pela honra e pelo respeito aos mais fortes sem deixar de defender aos mais fracos e oprimidos.

Jogue com um rakstan se você quiser...

✦ ser sensato, leal e honrado e ainda assim tão bravo, forte e destemido quanto um leão
✦ defender os mais fracos e seus ideais através daquilo que você julga justo.
✦ ser um líder nato capaz de chefiar seu bando, comunidade e seus aliados e protegê-los dos diversos perigos do mundo.
✦ ser membro de uma raça que privilegia as classes senhor da guerra, clérigo, bárbaro e paladino.

Aparência Física

Rakstan se parecem com humanóides leoninos. Eles costumam ser fortes com uma musculatura bem definida, medindo em média 1,85 m e pesando em torno de 90 kg. Suas pernas e braços são fortes e musculosas, assim como seus pés e mãos constituídos por afiadas garras leoninas. Sua pele é coberta de pêlos normalmente dourados e, enquanto os machos possuem uma juba normalmente escura no lugar dos cabelos, da qual se orgulham e cuidam tanto quanto os anões o fazem com suas barbas, as fêmeas não apresentam qualquer sinal da mesma. Alguns apresentam cauda enquanto outros não. Seus olhos felinos, normalmente são negros ou castanhos, mas por vezes apresentam algumas variações.
Os rakstan atingem a maioridade assim que completam quinze anos de idade, no entanto os mesmos só são considerados adultos entre os seus assim que emitem o primeiro rugido - o que tende a ocorrer logo após atingir a maioridade - quando passam a ser considerados totalmente responsáveis por seus atos.

Jogando com um Rakstan

A maior parte dos rakstan vive isolada nas distantes planícies cujo o olhar, o conhecimento e até mesmo a imaginação das demais raças do mundo dificilmente consegue alcançar. Os rakstan organizam-se em bandos seminômades que tem líderes de guerra e líderes espirituais bem divididos, de forma que se torna raro um rakstan que se aventure entre outras fontes de poder que não a marcial e a divina.
Aqueles que possuem melhores campos de caça e plantio costumam afixarem-se nessas localidades, erguendo pequenas comunidades de pedra, barro e palha. Os membros da raça brigam constantemente entre si por posições mais elevadas dentro do bando ou contra outros bandos rivais para defender a supremacia do bando ao qual pertencem, no entanto jamais matam outros membros de sua própria raça, nem mesmo seus piores inimigos, já que a honra é extremamente valorizada entre os rakstan, mesmo entre os mais selvagens. Quando um rakstan derrota a outro, o pior que lhe pode acontecer é ter de carregar o peso da derrota e o fardo da humilhação para o resto de suas vidas. Não bastando isso, normalmente os derrotados são expulsos de seus bandos e são obrigados a vagar sozinhos pelo mundo em um doloroso exílio.
Os rakstan são reservados e territorialistas, mas no entanto praticam o comércio livremente entre outras raças, embora não gostem de estrangeiros em seus bandos e comunidades. Sua cultura valoriza a criação de armas e a treino com as mesmas, mas aprendem desde pequenos que às vezes uma palavra pode ser mais forte e afiada que uma espada. As habilidades de um rakstan tanto com as armas como em outros campos do conhecimento, são frequentemente ensinadas por um mestre ou pelo líder do bando ou comunidade. Esse por sua vez tende a ser o membro mais forte, bravo, poderoso e o mais velho dentre os membros do bando. No entanto qualquer rakstan pode através de um duelo, assumir o posto de líder lutando contra esse membro. O derrotado é sempre expulso e exilado do bando.

Nomes Masculinos: Rozvor, Strikal, Koloth, Ghaur, Qawor, Phernask.

Nomes Femininos: Kimash, Akaani, Ranshy, Ryniz, Drayd, Siz.




Talentos

Talentos Heróicos

Rugido Ameaçador Ampliado [Rakstan]
Pré-requisto: Rakstan, rugido ameaçador como poder racial
Benefício: Quando ativar seu rugido ameaçador, o personagem pode transformá-lo numa rajada 5 em vez de uma rajada 3.

Rugido Aprimorado [Rakstan]
Pré-requisto: Rakstan, rugido ameaçador como poder racial
Benefício: Os inimigos dentro da área de alcance do rugido ameaçador recebem -2 de penalidade em suas jogadas de ataque em vez de -1. Além disso, você e seus aliados dentro da área recebem +2 de bônus para jogadas de ataque em vez de +1.

Líder Leonino [Rakstan]
Pré-requisto: Rakstan, rugido ameaçador como poder racial
Benefício: Quando o personagem ativar seu rugido ameaçador na mesma rodada em que deixou um inimigo sangrando, o oponente recebe -2 de penalidade em suas jogadas de ataque até o fim do seu próximo turno. Seus aliados recebem +2 bônus de talento em suas jogadas de ataque contra esse oponente até o fim do seu próximo turno.


Talentos Exemplares

Chamado da Tempestade [Rakstan]
Pré-requisto: Rakstan
Benefício: O personagem recebe +3 de bônus em jogadas de ataque que tenham a palavra-chave trovejante.

Guardião Implacável [Rakstan]
Pré-requisto: Rakstan, guardião dedicado como aspecto racial.
Benefício: O personagem recebe +3 de bônus racial nas jogadas de dano enquanto estiver adjacente a um aliado sangrando, e esse aliado recebe +2 bônus racial em todas as suas defesas enquanto estiver adjacente ao rakstan ou não estiver mais sangrando.


Talento Épico

Rugido de Comando [Rakstan]
Pré-requisto: Rakstan, rugido ameaçador como poder racial
Benefício: Os aliados dentro da área do rugido ameaçador do rakstan podem ajustar um número de quadrados equivalente ao modificador de carisma do personagem.


Se você gostou, pode baixar o arquivo pdf completo sobre os Rakstan clicando aqui!

Bom jogo, e até a próxima!

4 comentários:

  1. Interessante a raça. Existe uma HQ, se não me engano brasileira, chamada Leão Negro com este conceito. Use seu Google-Fu com 'Leão Negro'.

    Respondi sua dúvida com relação ao RPG para crianças de 10 anos:

    http://falhacriticarpg.wordpress.com/2009/07/17/jogos-para-iniciante-seja-simples-nao-simplista/#comment-159

    Gilson

    ResponderExcluir
  2. No meu blog há alguns RPGs pequenos e simples.

    www.rpgsimples.blogspot.com

    Gilson

    ResponderExcluir
  3. full massa a raça dos "leonal" :) ate onde vi ficou balanceada. Parabens

    ResponderExcluir
  4. Eu não entendi muito bem o que você disse lá no Guardião Dedicado
    sobre o aliado que ganha mais 1 de bônus na CA quando "não estiver mais sangrando."?

    ResponderExcluir